Dia Internacional da Mulher

Gravura de Elbert Hubbard, 1908 - publicada na WIkipédia - Hipatia fiósofa e matemática da Alexandria coincidentemente assassinada em 08 de março. Em dezembro de 1977 a ONU instituía o Dia Internacional da Mulher para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

A idéia da celebração nasceu nos primeiros anos do século passado e foi comemorado no ocidente até a década de 20. Interesses políticos fizeram com que ele caísse no esquecimento até a década de 60 quando o movimento feminista o trouxe de volta.

Na atualidade, um caráter festivo e comercial, como é comum ao nosso mundo do consumo, encobre o sentido original de sua comemoração. Não pretendendo evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, manifestantes por melhores condições de vida e trabalho, os empregadores atuais distribuem rosas ou pequenos presentes entre suas empregadas.

Há controvérsias sobre a data e cada qual argumenta sobre que mulheres deram origem ao dia. Russas, americanas ou européias? Há quem afirme que há estudos conclusivos, há quem discorde.

Mais importante que satisfazer-se das simples bajulações, cabe às mulheres de hoje utilizar essa data para uma reflexão sobre o seu papel no mundo e uma homenagem àquelas mulheres que saíram de sua comodidade para as conquistas passadas, atuais, e futuras que beneficiam a todas.

Leia Mais (no Vida Leve)

Veja Também (na internet)

Loja Leve

Hospedagem