Nobel para Brasileiro

Foto de Artur Ávila in Wikipédia O prêmio Fields é considerado o Nobel da Matemática já que o próprio Nobel não privilegia esta ciência. É outorgado a cada quatro anos para até quatro matemáticos com menos de 40 anos com feitos significativos no âmbito da Matemática.

Em 2014, um deles foi o carioca, naturalizado francês, Artur Ávila. À época, bastante badalado, concedeu inúmeras entrevistas. Você sabia?

Nascido em 1979, 29 de junho, Artur é mestre e doutor pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O mestrado concluiu no mesmo ano em que aprovado no vestibular para a UFRJ. O doutorado no mesmo ano em que concluiu sua graduação. Ganhou sua primeira medalha olímpica (em matemática) aos treze anos, bronze, na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Nos três anos seguintes, 1993 a 1995, ouro. Aliás, em 1995 colecionaria mais ouros: na Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), Olimpíada de Matemática do Cone Sul e Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).

Em 2001 foi para a França realizar um pós-doutoramento no College de France. Em 2003 passa no concurso aberto aos pesquisadores estrangeiros do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Cinco anos mais tarde é promovido a Diretor no CNRS.

Divide seu tempo entre Brasil e França e é casado com Susan Schommer, graduada e mestre em economia, doutora em Matemática. Use o ‘Leia Também’ para maiores detalhes sobre Artur.

Em 2014 a distribuição das premiações Fields foi realizada em Seul, Coreia do Sul. Em 2018 acontecerá no Rio de Janeiro. Teremos outro brasileiro?

Loja Leve

Hospedagem